Diretor de Devil’s Third afirma que, apesar do fracasso no Wii U, o jogo foi “inovador para seu tempo”

Devil’s Third: Um Flop do Wii U

Devil’s Third é um jogo de tiro em terceira pessoa que faz parte da história do Wii U, criado pela extinta Valhalla Game Studios e idealizado por Tomonobu Itagaki, o responsável por títulos como Dead or Alive e as versões 3D de Ninja Gaiden.

Um Jogo com Potencial, Mas Cheio de Problemas

Devil’s Third é marcada por dificuldades no desenvolvimento, tendo passado por duas editoras até que a Nintendo assumisse o comando. O jogo não apenas falhou comercialmente, mas também não agradou a críticos, resultando apenas em interesse dos colecionadores pela versão física norte-americana, que se tornou uma das mais caras e procuradas do Wii U.

Reflexões de Itagaki

Em 2025, na revista Retro Gamer, Itagaki refletiu sobre o fracasso do jogo, discutindo as dificuldades na sua produção e questionando as críticas relacionadas à inteligência artificial do título. Ele revelou:

“Não tive controle sobre a falência da THQ, esse foi o único problema. Embora algumas partes do design estejam inacabadas, acredito que Devil’s Third foi inovador para a época. Se eu tivesse a chance de fazer novamente, certamente faria melhorias.”

O Multiplayer e Seus Elogios

Além da campanha para um jogador, Devil’s Third incluía um modo online que mais tarde se transformou em um título independente chamado Devil’s Third Online, lançado em 2016 para PC. Curiosamente, o modo multiplayer recebeu críticas mais positivas em comparação à campanha principal. Quando perguntado sobre suas abordagens no multiplayer, Itagaki comentou:

“Em jogos de simulação de tabuleiro, temos três camadas: Nível Estratégico, Nível Operacional e Nível Tático. Devil’s Third é um jogo que combina todas essas camadas, o que é inovador. Fico feliz que o multiplayer tenha recebido elogios.”

O Futuro do Jogo

Com o fim da Valhalla Game Studios, que agora faz parte da Soleil, a manutenção do jogo online NARUTO TO BORUTO: SHINBO STRIKER é a nova prioridade. Assim, é improvável que a Nintendo traga Devil’s Third de volta para os holofotes através de uma remasterização, tornando-o um lembrete de uma parte da história menos ilustre do Wii U.

      Tudo Nintendo
      Logo